sexta-feira, 7 de junho de 2013

Paródias, Poemas e Rimas Microbiologia

DISCIPLINA MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA


Autor da parodia: Osvânio Lino Nunes Junior
Musica: Marrom Bombom
Parodia: Da cor marrom

A matéria Orgânica pode ser oriunda das plantas, as substancias humicas são inúmeras, nem sei quantas; pra não ficar pobre e sem utilidade o solo diz: eu te preciso.

A atividade microbiana ajuda em vários quesitos, podendo até penetrar os lugares mais indevidos; e pra ficar mais forte o solo diz: fica comigo.

Na areeeeeeia tem micro-organismos, tem tudo pra ser bom, mas melhor seria se estivessem no, solo marrom...

Marrom bombom, marrom bombom, o melhor solo é o marrom, marrom bombom, marrom bombom.

O melhor solo é o marrom, marrom bombom marrom bombom.

O da cor marrom, marrom bombom marrom bombom.






Autores: Tânia Monteiro dos Santos
Parodia musica: Duas Metades

Duas verdades

Pra falar de micro de verdade,
Vou começar pela 2 parte
Te mostrar tudo que aprendemos
E se for preciso eu desenho
Ciclo de Carbono,
Ou do nitrogênio

Vou falar o que tenho feito
Tenho que passar de qualquer jeito
Estudo ou me me dou mal, sai prova final
O que de grande aluno se espera
É que tenha foco,
Que aprenda o ensinamento
E esteja pronto pro semestre novo.

Estudei remediação
Bio e fito, ex e in situ,
E também bio aumentação.
Preenchi Vou F todo dia,
mandei vídeo no fantasia
E pra ter paz no coração,
Estudei, estudei.

Olhava o e-mail todo dia
até gritei de tanta alegria
Já que fiz toda lição
No e-mail dizia,
Agora acabou a agonia
Recebi aprovação
Eu passei, eu passei.







Autores: Alex Tolardo e Maicon Moreira e Jean César
Paródia de musica: Sinal disfarçado de Zé ricardo e Thiago


Estudei micro agrícola meu Deus eu fiquei loco,
Quando fala de rizóbio agora eu sei um pouco,
Tem diversos gêneros com nomes complicados
Fixam o nitrogênio e solubilizam o fosfato
O alumínio chega o pH aumentar pra população abaixa
São condições desfavoráveis pro nitrogênio fixar
Vai no IF pra gente estuda
Mas agora entro de greve e o bicho vai pega
Micro agrícola não é fácil não
Mas com o Milton Lima eu entendo meu irmão
Vô passa aham (2x)
Vô passa aham, aham, aham.






Autores: Adriano Martins Barbosa, Danilo dos Santos Oliveira e Fabrício Santana
Paródia do poema “pressa” do autor Hamilton Roseiro Rodrigues da Cunha

Temas de um solo

A contaminação por metais pesados
Indicador da qualidade que o solo tem
Tudo isso se vê através da biomassa microbiana
E a taxa de mineralização também

Estrutura molecular complexa
Sem Fórmula molecular definida
Substancias húmicas são assim
Permanecem no solo por quase uma vida

A estabilidade de um complexo
No solo é difícil determinar
Ele é um sistema heterogênio
E os nutrientes para plantas pode afetar

Xenobióticos podem se tornar poluentes
Causando efeitos ruins que nós vemos
A Toxicidade e concentração
Que nenhum de nós queremos

A importante biodegradação
Seus processos enzimáticos faz
Oxidação, hidrólise, redução
Sem deixar a conjugação para trás

Assim recebam alunos o que lhe dedico
O solo é muito importante e lhe digo:
Cuidar dele nunca é demais!






Biodiversidade na microbiologia
Releitura do poema O laço de fita, de Castro Alves
Autores: Alexandre José, Carlos Alessandro e Marcos Felipe.


Não podes criança, pensares em vida,
Sem a microbiologia do solo, que vive escondida,
Mais onde, no solo, no ar, na água?
Do morro a colina, em todo lugar onde a vida habita.

Na cidade desenvolvida onde o homem não deixa
Na terra do campo que foi revolvida,
Dentro da mata em meio a folhagem
Na palhada soja que já foi colhida.

Mineralizando nutrientes que a planta precisa,
Degradando os corpos com a vida perdida,
Mantendo o ciclo e tornando possível
A continuação da rotina agrícola

Ao fim dessa disciplina
Outra jornada se inicia,
Continuando nosso curso
Deixando para traz microbiologia.







Fungo é síntese
Amor é Síntese (Mário Quintana)
Autores: Paulo Cezar e Guilherme Dantas


Por favor não me analise sem um Binóculo
Ou melhor, utilize o microscópio
Não fique preocupado com o formato
Todo fungo tem um ponto fraco.

Sou unicelular, e heterotrófico,
Vivo no solo e não no cimento
Também não produzo meu próprio alimento.

Fungo é síntese
E uma interligação ativa entre ar, água e chão
Não me esqueça pelo meu tamanho tenho uma
Importante função.

Não me cortes em fatias, deixa para cortar o pão
Por que tenho grande importância no processo de fermentação.








Paródia da música Dia Especial da dupla Para Nossa Alegria.
Autores: Aline Suelen da Silva, Janaína Alves de Almeida e Natália Santana Rincon.

Matéria Especial

Ela é muito importante
E fixa o nosso nitrogênio
Incrementa a produção
E seus efeitos duram até por um milênio

A Fixação biológica. De que estou falando
Você já deve ter ouvido. Muitas vezes esse ano

Outro tema importante
E a biorremediação
Ela degrada substancias
Deixando menos tóxicas ou não

Vamos falar do MDL
Só para você se lembrar
É um mecanismo muito limpo
Que pode a nossa terra salvar

Seu objetivo é auxiliar. Na redução
Dos gases de efeito estufa ou sua capturação.

Micorrizas importantes
Que fazem nosso solo se agregar
Na absorção de nutrientes
Ela também pode ajudar.

Oh, oh, yes!







Paródia: A vida no solo
Autores: Gustavo Rodrigues Da Cunha, Iara da Silva Rocha e Suellen Polyana da Silva Cunha.

Ajuntei toda a matéria orgânica
Que havia naquele solo
levantei uma quantidade muito grande de micro-organismos
E destes eu discerni a vida

Vi que desde os seres mais primitivos,
Como as arque bactérias, até toda a complexidade de um ecossistema chamado solo,
Havia sim um papel no nicho, o primeiro de ser talvez o ser mais adaptável do planeta
O segundo de sustentar toda uma complicação chamada, vida.

A Agricultura talvez seja uma das belas artes que já si viu,
Aquela que mata, que acaba com a miséria, que dá comida a quem tem fome,
E pensar que esta mesma arte vem dos mais minúsculos e inimagináveis seres,
Aquele que nem mesmo precisam de oxigênio para cumprir seu papel
E que aos olhos de muitos são desprezíveis,
Que bom que não as viu assim o pai da microbiologia.

De tudo que vi, de tudo que ouvi, de tudo que sei
Vi que devemos ser pessoas mais sustentáveis,
Saber reconhecer a dependência de pessoa/alga.
Ouvi dizer que ser humano se molda a cada conhecimento que adquire.
E sei, bom eu sei que tenho que capacidade de escrever um texto como este,
E entender que devo direta ou indiretamente um pouco da minha vida ao solo como um todo.








Música voltei ( Grupo Molejo)
Autores: André Felipe monteiro Guimarães, Danilo Messias e Luan Carlos Paiva.

Voltei

Essa rotina já te estressante não aguento mais saber de algo micorrizante.
O meu cérebro já sofreu bastante, fica pedindo trégua a todo instante

O micro-organismos é muito importante, se não atrapalhar ajuda bastante
O solo necessita de cuidados especiais não pode ser tratado como algo irrelevante
Porque pode sofrer mais que o pulmão do Luan que é fumante.

Vou focar na aprendizagem aqui na faculdade hoje é o que vai rolar, com micorrizas e tudo mais não tem outro jeito a forma é aguentar.

Só por você eu parei de beber, não faço festa la no meu AP, a microbiologia você vai ver, se eu não passar vai se arrepender.

Venho trabalhando venho me esforçando, pra tirar nota mais nem deu, mas não to cansando e devagar vai adiantando, o professor vai reconhecer. (2x).

Eu não renego eu tenho estudado, solo bom é solo calcificado, a microbiota tem me ajudado, a desvendar o que não foi desvendado.

O ciclo do nitrogênio tem colaborado a preservar o que não esta sendo preservado. Ainda não esta tudo acabado, mas pra não deixar que isso ocorra a humanidade tem que tomar cuidado.








Soneto do amigo (Vinícius de Morais)
Autores: Mariana, Marianne e Lucas Marçal
Paródia: Soneto de Microbiologia


Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas contaminações, tantas degradações
Eis que ressurge a fitorremediação e a biorremediação
Para nunca prejudicar, sempre renovar.

È bom tornar o solo sempre humificado
Com revestimento dos minerais, favorecendo o agregado
Sempre os agentes complexantes nos deixam atribulado
E como sempre afetando a reação, alterando o resultado.

Um bicho igual o aquecimento global, complexo e humano
Insiste atrapalhar o nosso cotidiano
Sabendo se mover e comover podemos disfarçar
Com o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo
O problema contornar

O ciclo do Carbono: um mecanismo que dá combustão
E que pode vir da decomposição
Que adsorvido pelas plantas ocorre a liberação
E assim através de outros ciclos as transformações continuarão...








Alunas: Ana Carolina D. Araújo e Rayane Louise C. Diniz
Autor: Sílvio Romero
Os benefícios dos micro-organismos


Os micro-organismos quando crescem
Deixam sua Hifas no chão
Com a matéria orgânica no solo
Eles ajudam na decomposição

Os micro-organismos quando crescem
Ajudam na mineralização
Deixam os nutrientes no solo
E salvam a produção

Os micro-organismos quando crescem
Deixam seus esporos na plantação
Nos livrando dos poluentes
Através da biorremediação

Os micro-organismos quando crescem
Ajudam na bioestimulação
Com fornecimento de nutrientes
Eles realizam a degradação.








Paródia: Camaro amarelo (Munhoz e Mariano)
Autor: Lucas Vieira Damacena, Caio Abdalla Kehdy e José Carlos Marra.

Agora eu fiquei doce, doce, doce,doce
Agora eu fiquei do-do-do-do-do-do-doce, doce (2x)

Agora estou doce igual flor
Tô tirando onda de material orgânico
Agora você diz: “Vem cá que eu te quero!”
Quando eu passo bem verdinha e amarelinha

Quando você passava no jardim, bem na minha frente
Você nem me olhava
Fazia de tudo pra me ver, pra me perceber
Mas nem me olhava
Aí veio a humina e os ácidos
E resolveu os meu problemas, minha situação
E do dia pra noite fiquei chique
Tô cheirosa, tô bonita
Tô sugando nutrientes

Agora estou doce igual flor
Tô tirando onda de material orgânico
Agora você diz: “Vem cá que eu te quero!”
Quando eu passo bem verdinha e amarela

Agora você vem, né? E agora você quer, né?
Só que agora vou escolher, do jeito que eu quiser
Agora você vem, né? E agora você quer, né?
Só que agora vou escolher, do jeito que eu quero
Agora estou doce igual flor
Tô tirando onda de material orgânico
Agora você diz: “Vem cá que eu te quero!”
Quando eu passo bem verdinha e amarelinha








Poema Humildade (Cora Coralina)
Autores: Douglas Pinheiro, Polianna Guimaraes e Wanessa Moura de Oliveira.

Biorremediação

Senhor, fazei com que descontamine
Minha água tal como sempre foi.

Que não sinta a poluição.
Não lamente o que podia ter
Porque se perdeu a qualidade da águas
E dos solos
E nunca mais voltou.

Oh, Senhor, que minha técnica
Seja muito utilizada
Usando os micro-organismos,
Numa terra degradada
E num rio contaminado.

Que eu possa Agradecer a vós,
Minhas plantas Aquáticas,
Minhas coisinhas eficientes,
Minha Tábua, minha Aguapé,
Minha Junca longa, meu Caniço.
Por ter sempre uma água purificada
Limpando, concentrando e precipitando,
E retirando de forma sensacional a
Poluição na manhã de todos os dias que
Se começa.







DISCIPLINA CULTURAS ANUAIS


Poema original: canção do exílio (Gonçalves Dias).
Título da paródia: O Feijão da mina terra.
Autores: Natanael Marcos, Lucas Vieira e Matheus Abreu.

Minha terra tem feijão,
Onde quem cuida e o técnico João,
As pragas que aqui atacam,
Não atacam como lá.


Nosso solo tem mais valor,
Nossas vargens têm mais grãos,
Nossas raízes têm mais nódulos,
Nossas áreas têm mais feijão.


Em cismar, com as pragas,
Mais combate faço lá,
Minha terra tem feijão,
Onde quem cuida é o técnico João.


Minha lavoura tem o ciclo mais precoce,
Onde tais vão do V0 ao R9;
Em cismar, com as doenças,
Mais combate faço lá;
Minha terra tem feijão,
Onde quem cuida é o técnico João.

Não permita Deus que o mofo-branco ataque minha lavoura,
Sem que esteja preparada pra controlar.






Música original: Só vou beber mais hoje (Humberto e Ronaldo).
Paródia: Só vou plantar mais hoje.
Autores: Danyell Gomes, Luis Gustavo e Ronaldo Viana.


(Refrão)
Já fiz uma promessa e Deus vai me ajudar eu só vou plantar mais hoje e amanha eu vou parar, (2x)
Eu vou plantar, eu vou plantar, eu vou plantar, eu vou plantar.
Eu só vou plantar mais hoje, amanha ou paraaaaar.


É só tem uma terrinha que a galera me chama, tenho muitos grãozinhos de milho e de cana.
É em pequena, em média ou em grande produção, não tenho medo de ter, prejuízo não.
Mais eu sei, posso dar mal, decidi vou parar, só mais hoje e amanha não dá, não dá, não dá, não dá (2x).


(Refrão)
Já fiz uma promessa e Deus vai me ajudar eu só vou plantar mais hoje e amanha eu vou parar, (2x)
Eu vou plantar, eu vou plantar, eu vou plantar, eu vou plantar.
Eu só vou plantar mais hoje, amanha ou paraaaaar.


É só tem uma terrinha que a galera me chama, tenho muitos grãozinhos de milho e de cana.
É em pequena, em média ou em grande produção, não tenho medo de ter, prejuízo não.
Mais eu sei, posso dar mal, decidi vou parar, só mais hoje e amanha não dá, não dá, não dá, não dá (2x).


(Refrão)
Já fiz uma promessa e Deus vai me ajudar eu só vou plantar mais hoje e amanha eu vou parar, (2x)
Eu vou plantar, eu vou plantar, eu vou plantar, eu vou plantar.
Eu só vou plantar mais hoje, amanha ou paraaaaar.


Eu só vou plantar mais hoje amanha vou parar.







Autores: Marcos Vinycius D. Rodrigues e Rogerio Cunha de Andrade.


Os insetos da cana


Toda vez que eu vou na roça
Os insetos está na minha cana
toda vez que eu vou na roça
Os insetos está na minha cana

Diz ai Marcos o que você vai fazer?
Vou comprar u inseticida para me defender
Ele vai da uma “insetisada” bem nos insetos (2x)

Toda vez que eu vou na roça
Os insetos está na minha cana
toda vez que eu vou na roça
Os insetos está na minha cana


Diz ai Marcos o que você vai fazer?
Vou comprar um pulverizador para me defender
Ele vai dar uma pulverizada bem em cima dela (2x)

Já tentou vários modos agora o que você vai fazer?
Vou comprar uma chinela e vou matar com as próprias mãos para me defender.
Ele vais da uma chinelada bem na cara dela (2X).







Paródia da musica: Caminho para o céu.
Autores: Leonardo Malestein e Murilo Pacheco.


Minha vida é a agricultura, pois a agricultura é uma atividade muito importante para nossa região.
E para todo o Brasil, para poder fazer uma grande produção.
O agricultor é importante para alimentar nosso mundão.
Exportando alimentos de montão como milho, soja e feijão.
E plantar com plantar, e trabalhar com trabalhar, para que as colheitadeiras possa encher os caminhões.
Para a economia do país melhorar, e trazer muito dinheiro, é preciso plantar com novas tecnologias para se ter bons resultados.
Comida na mesa esta faltando e terras para plantar o agricultor esta procurando.
Ta sobrando trabalhadores de verdade, que estão andando pelas ruas das cidades.
A agricultura é importante para toda região e viva a agricultura de montão.







DISCIPLINA MICROBIOLOGIA I

Paródia: Tristeza Da Bio
Autores: Camila G. De Carvalho, Géssyca Mendes, Janine Aryanne.

Neste Micélio tão sem septo
Cenocítico feito o Mucor,
O fito ascomycota
Tem ascas no interior.

O reino fungi tem quitina
Na parede celular
Não são fungos de mentira,

Nesta viola eu canto a micro com vontade
Na esperança de seguir a faculdade

Não nasci com essa ideia
De estudar divisão
Reinos, filos e os gêneros
Tô pirando o cabeção

Quando chaga a madrugada
Chego a dá uma caducada
De tanto responder questões.

Nesta viola eu canto a micro com vontade
Na esperança de seguir a faculdade

Os funguinhos também Têm
A sua reprodução
Com esporos assexuais
Para a disseminação

E o conídio produzido
Também pode ir se unindo
No corpo de frutificação.

Nesta viola eu canto a micro com vontade
Na esperança de seguir a faculdade







Autores: Wilcker, Michelle de Araújo Borges.
Um fungo incomoda

Eu sei que um fungo incomoda muita gente
Se for Ascomycetes incomoda, incomoda muito mais.
Zigomycetes incomoda, incomoda muito mais.
Mas os Deuteromycotas incomoda,incomoda muito mais.
Comycota incomoda, incomoda muita gente.
Mas a quinta prova incomoda muito mais.






Autores: Hellen Patrícia dos Santos, Moana Lima Tavarez, Rafaela Vieira de Oliveira.
Música: Pra você

Eu sou um Ascomicota
E eu um Zigomicota
Olá eu sou um Basidiomicota
Mas ainda há os Chytridiomicota

Somos os filos dos fungos
Do reino Fungi verdadeiro
Incorporamos os nutrientes
Nos substratos o dia inteiro

Podemos estar no banheiro
No azulejo ou na sala
Um cantinho escurinho é bom
Se houver calor e umidade é o que precisamos
Pra poder proliferar...

Somos heterotróficos
Saprófitos ou parasitas
Com corpinho micelial
Unicelular, ou Plasmodial...

Reprodução sexuada
Ou também assexuada
Por hifas modificadas
Produzindo esporos...

Com escleródio pra sobreviver...
Células eucarióticas nucleadas,
Hifas septadas...

Mas não é só isso ai
As hifas também podem ser...
Cenocíticas sem os septos
Com os núcleos misturados

Podemos ser bons pra você
Usados na alimentação
Levedantes no seu pão
Ou através da fermentação

Presentes até nos remédios
Como antibióticos combatendo infecções
Mas somos também capazes de te adoentar
Fazendo você parar...

Podemos ser pra você
Muitas micoses a te envolver
E a cada novo descuido seu
Sporotrix quer pegar você.

Mas acima de tudo
Nossa missão é decompor
Toda a matéria Orgânica
Colocada ao nosso dispor...

Decompomos pra você
Para ambos sobreviver
Sobreviver...






Autores: Josiane Alves Belém, Karyta Franciele Gomes.
Paródia: Papo de fungo
Original: Papo de Jacaré


Tô viajando na aula desse doutor
Que veio do exterior, mas ainda não me passou
Sua disciplina dificulta minha vida
Mas nada posso fazer
Na marra ou aprender

Já decorei uma divisão
Sei qual o fungo ataca o pão
Nos fungos verdadeiros o que posso encontrar?
Quitina na parede celular

Ma não se esqueça por favor
Dos fungos falsos
Que já tem a celulose na parede celular

Eu não sei falar, também não sei escrever
O que esses microrganismos estão querendo me dizer
Suas estruturas vamos ter que entender
Haustorios, esclerodios, hifopodios e apressocios.







Autores: Jader, Alessandra, Camila Vaz, Gaby
No seu prato

la lalalala lalala lalala (3x)

Faz muito tempo que aprendi, as hifas formam miscélios
E que em certos fungos o miscélio pode atingir 30 metros
O reino fungo é, em geral, dividido em três filos:
Ficomicetos, Ascomicetos e os basidiomicetos

Mas tudo que acontece nos fungos tem um ciclo e um destino
As leveduras formam cerveja e também formam o vinho
Pra perceber que quando na terra, os esporos germinam
Por que o bolor pode estar no seu prato

O bolor com calor vai crescendo na empada
o bolor é o terror pras enzimas digestivas

la lalalala lalala lalala (3x)

E hoje temos as estruturas de vários tipos de fungos
os líquens formam a associação entre os fungos e algas
fungos se reproduzem também de forma assexuada
Muito obrigado pela atenção e até amanhã, gurizada

Mas tudo que acontece nos fungos tem um ciclo e um destino
As leveduras formam cerveja e também formam o vinho
Pra perceber que quando na terra, os esporos germinam
Por que o bolor pode estar no seu prato

O bolor com calor vai crescendo na empada
o bolor é o terror pras enzimas digestivas

la lalalala lalala lalala (3x)

O bolor com calor vai crescendo na empada
o bolor é o terror pras enzimas digestivas






Autores: Afrânio Duarte, Elisângela Gregório e Jéssica Campos.

Piririm piririm piririm, estou com um “fungim”
Piririm piririm piririm, estou com um “fungim”
O que é?
É um ascomiceto, e ele vai te infestar, vou colocá-la na estufa para poder esterilizar.
Vai me colocar na estufa?
Não, não autoclavar.
Vai me colocar na estufa?
Não, não autoclavar.
Tô Ficando limpinha, Tô ficando limpinha, tô ficando limpinha.
Clava, clava, clavadinha.
Tô Ficando limpinha, Tô ficando limpinha, tô ficando limpinha.
Clava, clava, clavadinha.

Piririm piririm piririm, estou com um “fungim”
Piririm piririm piririm, estou com um “fungim”
O que é?
É um ascomiceto, e ele vai te infestar, vou colocá-la na estufa para poder esterilizar.
Vai me colocar na estufa?
Não, não autoclavar.
Vai me colocar na estufa?
Não, não autoclavar.
Tô Ficando limpinha, Tô ficando limpinha, tô ficando limpinha.
Clava, clava, clavadinha.
Tô Ficando limpinha, Tô ficando limpinha, tô ficando limpinha.
Clava, clava, clavadinha.






Autores: Arthur Silva, Jéssica Ferreira e Marília Santos.
Dança Kuduro / Dança Funguinho

Dança funguinhoooo!!!

Conídio acima, hifa embaixo
Micélio em volta, dança funguinho
Reproduz agora começou mitose
Mexe essa lamina e dança funguinho (2X)

Quem pode verter esse meio
Que será usado agora
Em placas de petri, usa estilete
Limpa, flamba, incendeia

E vamos fazer alguns meios
Somente fungos e bactérias
Essa matéria que queima o cérebro lento
é a microbiologia

Conídio acima, hifa embaixo
Micélio em volta, dança funguinho
Reproduz agora começou mitose
Mexe essa lamina e dança funguinho

Repica que é uma loucura
Propágulos em todos os lados
Ninguém vai ficar parado
Quero ver mexer funguinho

Repica que é uma loucura
Propágulos em todos os lados
Ninguém vai ficar parado

Oi,oi,oi,oi,oi,oi,oi,
É pra estudar funguinhos, vamos arrasar funguinho
Oi,oi,oi,oi,oi,oi,oi,
Seja basídios ou ascas, vem estudar funguinhos
Oi, oi,oi
(Dança Funguinho)

Conídio acima, hifa embaixo
Micélio em volta, dança funguinho
Reproduz agora começou mitose
Mexe essa lamina e dança funguinho






Autores: Sizael Rosa, Flávio Mesquita e Souza
Musica: Programa de fim de semana ( Bruno e Marrone)

Estudo de fim de semana

Não deixe fora da sua agenda do fim de semana, a matéria de microbiologia para estudar, reino fungi, chormista e protozoa agora vamos recordar. Reino fungi possui fungos mitospórios e chromista possui esporângios.

Reino protozoa pode também possuir esporos de repouso, que estão, a dormir.

Diga para os amigos que aquela balada não vai dar e para a namorada esperar que você tem que estudar.

Diga para os amigos que aquela balada não vai dar que você tem que estudar, visa de estudante é mesmo assim, vida de estudante é mesmo assim.







Autoras: Glaucimila Adrielly e Maria Cristina.

Hifomicetos e Basidiomicetos
Tanta coisa pra ver,
São tantos fungos, cogumelos.
Como vou aprender?

São tantas estruturas especializadas:
Haustórios, Estromas, Rizóides,
Rizomorfos, Escleródios , Hifopodios.
São tantos nomes para decorar.
Ai meu Deus! Que vou fazer?
Microbiologia 1 preciso aprender.

Basidiomicetes são os cogumelos,
Até parecem guarda-chuvas,
Vermelho, amarelo e de outras cores.
Com píleo ou chapéu, volva e estipe,
E ainda tem o véu universal.

E ainda tem reprodução sexuada,
E assexuada que é por brotamento ou fragmentação
Mas sei que se me dedicar muito.
Vou entender e aprender com convicção.



DISCIPLINA MICROBIOLOGIA II

Autores: Amanda, Anna Carolina.
Participação especial: Gérsyca Eliana.
Paródia: Depois (Marisa Monte)


Depois de estudar tantos anos
Vou trocar os meus planos
Pra fazer micro II
Eu sei que vai ser mais difícil
Mas vou dar meus rabiscos
Pra passar muito bem
Quero que você passe também
Hei de conseguir eu sei

Depois de estudar tantas hifas
Vou trocar a colônia
E estudar mais além
meu bem vou saber quase tudo
Estudando os fungos
E o micélio também
Quero que você passe também
Hei de conseguir eu sei

Fusarium e os hifomicetos
São duetos perfeitos
Não podemos negar
O ósporos, ascósporos, zigósporos
São chamados de esporos e são sexuais
Quero notas boas no final
Vou estudar sempre mais

Depois de estudar hifopódios
Vou estudar mais o solo e anelídeos também
Você vai se surpreender
Com a função que os fungos
Também podem exercer
Sei que vou passar em micro I
Pra fazer a micro II
Depois






Autores: Ariane Guimarães, Bruna Rodrigues, Lívia Nascente.

Fungo

Por muito tempo os fungos foram considerados vegetais
Mais atualmente sabe-se que eles são tão diferentes das plantas como dos animais,
E, enquanto os animais são heterótrofos por ingestão,
Os fungos são heterótrofos por absorção.

O reino Fungi é dividido em seis filos ou divisões
Formados por filamentos
De vida livre ou associada
Se alimentando da comida
De outras formas de vida

São organismos uni ou pluricelulares
Se reproduzem em ciclos assexuais, sexuais e parassexuais
Se dividem em dois
Para formar outro depois

Os fungos são ubíquos,
Encontrando-se no solo,
Na água, nos vegetais,
Em animais, no homem
E em detritos.

Os fungos são microrganismos aeróbios obrigatórios
E por fermentação produzem alimentos como o pão
e nos afetam de modo direto







Autor: Rafael L.V.R.
Super Fungástico

Vamos aprender sobre os fungos é só você
saber de que tipo ele são.

Mofo, bolor, cogumelo e leveduras eles
formam avinho e o pão

Eles produzem esporos que são liberados
na reprodução
Eucariontes, saprófagos e heterótrofos
todos eles são

São as hifas que formam o seu corpo
Reino Fungi faz decomposição

Produzem bebidas, cerveja e a pinga
E causadores de doenças são
Tecidos falsos tem, uni e pluri também
Micoses vem com contaminação

Sou fungo assim, mofo o ambiente sim
Cuidado com a frieira no seu pé
Super fungástico!






Autores: Rhewter Nunes e Aline Nara da Silva
Do livro: Vintém de cobre: meias confissões de Aninha
Poema: nasci antes do tempo (Cora Coralina)

Aprenda antes do tempo

Tudo que lia e estudava em micro
nunca dava certo
nem fui aceito.
E eu perguntava a mim mesmo
Por que?

Foi quando de repente
ouvi dizer sem entender
que fazer paródia de poema
era bom pra aprender
Fulano estuda os fungos dessa forma,
Guardei.

Tudo que li, imaginei e entendi
foi desse jeito.
E eu dizia como ouvia
a moda de consolo:
Aprenda antes do tempo.

Aspergilus, Penicilium e mucor
lembrarei deles sempre
Rhizopus, Coemmancia, Cladosporium
é só isso minha gente
Curvularia, Botrytis, Alternaria
é assim que se aprende
Fusarium, Geotricum e Cunigamella
Entendi e disse amém.






Autores: Danilo Henrique e Helder Jefferson
Descoberta

Quero te conhecer melhor
Seus mistérios revelar
Vou te colocar em uma placa
Em meio BDA.
Vou te levar no bico de Bunsen
Pra ver a coisa esquentar
Te colocar em meio de cultura
Pra você se revelar
Sei que preciso de tempo
Pra você se resguardar
Na sua câmara de fluxo
Pra poder te analisar
Em meio a sua colonia
Eu quero saber tudo
Decifrar as bactérias
Conhecer sobre os fungos.
Sera do reino fungi
Mas tem mais reino na lista
Pode ser protozoa
e também reino chromista.
Pra melhor te conhecer
sobre fungos dominar
Já não existe mais segredos
Só me resta estudar.






Autores: Asafy, Karina e Marcielly
Poema: Fernando Pessoa (Quero)
Quero Passar

Quero passar na primeira vez, quero não te ver mais, quero me entregar a esses versos e ver se assim eu consiga passar.
Fungos até no meu respira. Quero logo me desinfectar.
Quero meus fins de semana de volta, sem precisar me desesperar.
Precisamos nos concentrar pra poder assim em Microbiologia passar.
Quero conhecer mais fungos, poder até ser aqueles que nos causam alergia, infecção e intoxicações.
Ao menos alguma coisa muito boa ele também nos proporcionará.
O que seria da humanidade sem a cevada pro nos alegrar, graças a uma levedura que irá se fermentar.
Ao penicilium eu vou sempre idolatrar, ele pode até ser fungo mais também muitas vidas ainda salvará.
Até que eles são bem organizados, com hifas formam um micélio, mas até aquela roupa nova ele pode devorar.
Podem também prejuízos causar.
Café, amendoim, eles podem contaminar.
Mais não se assustem se nesta noite ao se deitar, com os fungos você irá sonhar, afinal são 5 divisões pra nos acompanhar, desde seu caminhar, comer e respirar, ali presentes eles vão estar.
Talvez nem de você fungo queremos nos separar com tanta pressa, precisaremos de você para as novas próximas festas.  































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Postagens populares da Ultima Semana